top of page

BARCELONA BLOG

O segredo mais curioso da Igreja Santa Maria del Mar

A Igreja gótica por excelência de Barcelona, construída no século XIII, também esconde segredos e curiosidades bem contemporâneas.

casa batlló sant jordi 2016

Fora das muralhas da colônia Romana de Barcino - e perto do mar, nasceu uma comunidade e necrópoles crista, onde foi enterrada a martir Santa Eulália, em 303.

Próximo a este local, existem registros que no final do Século VII - já existia uma paroquia chamada Santa Maria del Mar.

Mas foi somente a partir do século XIII quando este bairro - chamado de La Ribera -floresceu, graças as atividades de importação e exportação de todos os tipos de mercadoria e oficinas de todos os tipos comprovadas atualmente pelos nomes das ruas do bairro: Rua dos vidraceiros, Rua dos chapeleiros, etc.

Também foi neste tempo, quando foram edificados os palácios da burguesia da Calle Montcada.

Alguns deles são mais conhecidos do público, como o Museu Picasso.

O pessoal que trabalhava na carga e descarga do porto, gente humilde e pescadores emprestaram os seus ombros - e trouxeram as pedras necessárias desde a Montanha de Montjuic.

A primeira pedra foi colocada no dia 25 de Marzo de 1329, como atestam lápides em latim - em cada lada lado da Igreja.

O que mais chama atenção são as colunas góticas e os lindos vitrais, em especial os realizados em 1459 - por Pere Joan e Andreu Escuder.

Durante a guerra civil de 1936, a Igreja Santa Maria Del Mar queimou por 11 dias seguidos - e exigiu uma profunda restauração dos seus altares e vitrais.

Em um deste vitrais, revela-se umas das instituições que ajudou nesta reconstrução. Ninguém menos que o FC Barcelona.

Por isso, um dos maiores desafios dos visitantes é tentar encontrar o único vitral que exibe esse escudo do clube catalão.

Vai depender de muita sorte, mas ficam as dicas: 1) é comum confundir o escudo do Barça com o escudo da Catalunha (e a grande verdade que desses aí, tem um montão)

2) é possível subir em um primeiro andar, durante a visitas pagas (5 euros) - e assim apreciar os vitrais mais altos de uma distância que será muito mais fácil reconhecê-lo.

Tours Destacados
Conheça a Barcelona que não esta nos guias de viagem!
Posts Destacados
Siga a gente no Facebook!
Arquivo
Etiquetas
No hay tags aún.

Também podemos recomendar:

Transfers
Do Aeroporto para o Hotel ou
do Hotel para o Aeroporto
 

 
Entradas do Barça
Consiga assentos juntos para os principais jogos do Barça!
 
Shows de Flamenco
Em um palacio medieval
ou em uma taverna local!
 

 
bottom of page